CENÁRIOS DE UTILIZAÇÃO DA TIC E PARADIGMAS EDUCACIONAIS EMERGENTES
- Cris Pinheiro
- 22 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Hoje em dia, a educação online (e-learning e/ou b-learning) favorece quer o acesso à formação superior, quer a formação profissional, bem como a valorização pessoal.
Através da divulgação e massificação da Internet, foi criado um modelo educacional que democratizou tanto o acesso como a gestão do tempo individual. Um bom exemplo é a UAB.
A multidimensionalidade deste fenómeno está, há muito tempo, a reorganizar as sociedades, quer queiramos, quer não.
Ao processar-se em ambientes/salas de aula virtuais, a participação síncrona e assíncrona permite partilhar e criar ambientes de" sala de aprendizagem e de trabalho virtual", fomentando a adaptação e interação entre alunos dos mais variados locais do mundo, numa plataforma pouco semelhante à sala de aula tradicional, onde todos nós nos iniciamos.
Os professores são os motores e motivadores dos alunos: ao desenvolverem a adoção por parte destes do pensamento crítico, criativo, o uso de laboratórios virtuais, conteúdos em sites, blogues, participação social, etc.
Moreira, J.A.M. & Monteiro, A.A. - O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior - Educação, Formação & Tecnologias (Novembro, 2010)

Comments